BREAKING NEWS

CORRUPÇÃO – Corrupto x Corrompido

CORRUPÇÃO – Corrupto x Corrompido
10 Fev
5:21

Corrupção, o que é?

A melhor ilustração para a Corrupção!

A melhor ilustração para a Corrupção!

Salve Bucaneiros! Hoje, estamos aqui para falar sobre o assunto que é MODA no momento! Sim, ela, a CORRUPÇÃO. Afinal, quem é ela, o que a define, quais as posologias dela? Bom, primeiro vamos conhecer melhor a definição de CORRUPÇÃO para podermos falar dela, vamos lá.


corrupção

substantivo feminino

corrupção
substantivo feminino
  1. 1.
    deterioração, decomposição física de algo; putrefação.
    “c. dos alimentos”
  2. 2.
    modificação, adulteração das características originais de algo.
    “c. de um texto”
  3. 3.
    fig. depravação de hábitos, costumes etc.; devassidão.
  4. 4.
    ato ou efeito de subornar uma ou mais pessoas em causa própria ou alheia, ger. com oferecimento de dinheiro; suborno.
    “usou de c. para aprovar seu projeto”
  5. 5.
    uso de meios ilegais para apropriar-se de informações privilegiadas, em benefício próprio.
    “é grande a c. no país”
Origem

⊙ ETIM lat . corruptĭo,ōnis ‘corrupção, deterioração’


Olhando pelas partes destacadas, hoje em dia, é o que mais se entende por corrupção. Nos noticiários é o que mais se difunde. Mas será mesmo que é assim que se define atualmente a CORRUPÇÃO?

CORRUPÇÃO x CORROMPIDO

Para haver um Corrupto, precisa de um Corrompido? Na teoria, NÃO! Um Corrupto já é um Corrompido por natureza e isso o faz único. O que ele encontra são pessoas que pensam igual a ele (intencionalmente ou não). Mas se fizermos uma análise mais profunda do caso, veremos que o Corrupto tem suas origens naqueles mesmos que os acusam de não praticarem os atos de acordo com a ética.

Em poucas palavras, o Corrupto na verdade é o próprio povo que o acusa. Vamos citar um exemplo. Vou usar nomes e referências para que possam procurar depois. Em um município da Grande SP chamado Cotia, uns 39 km do Centro da Capital, houveram as últimas eleições para Prefeito em 2012. O Candidato da Situação era o então Prefeito Carlos Camargo (Carlão). Ele disputou e ganhou as eleições para seu segundo Mandato disparado. Houveram comemorações e festejos, porém, há poucos dias do ano de 2016, os habitantes de alguns bairros do município vieram protestar no site de rede social Facebook sobre os “buracos” que o Prefeito não tampa nas estradas de acesso à Caucaia do Alto (um dos casos). Sejamos realistas! Seria mais fácil, cada um dos que “venderam” seus votos por na época R$ 50,00, cestas básicas, tanques cheios (combustível), favores, barracos e outras coisas mais se juntarem e usarem para tapar os buracos de que tanto reclamam. Esse é o preço da Corrupção.

Erro tosco

Rua Rui Barbosa em Suzano SP

Um outro exemplo é em Suzano-SP, na rua Rui Barbosa, em frente a uma doceria, existe uma placa de “Proibido Parar e Estacionar!” (veja a imagem acima), logo mais a frente está uma de Parada de Lotações (Vans) e mais a frente ainda o Ponto de Parada de Ônibus. Adivinhem onde as pessoas se aglomeram para pegar as conduções? E onde elas param? Justamente onde está a placa de Proibido Parar e Estacionar. Agora, o dono da Doceria não reclama, porque para ele é conveniente, afinal as pessoas ficam ali e acabam consumindo de sua loja. Isso É CORRUPÇÃO também. Concordar com algo errado só porque lhe favorece é cumplicidade e está sujeito às mesmas penas da Lei.


Conclusão?!

Não há, neste país, corrupto maior do que aqueles que apontam o dedo bradando por Justiça. Há que se mudar o comportamento para que tenhamos “moral” para exigir honestidade de alguém. A frase “é de cima que vem o exemplo” definitivamente NÃO justifica isso. Afinal, o Prefeito, o Governador, o Senador, o Presidente tem que ser perfeitos, mas eu, cidadão posso continuar pegando a Van fora do ponto em local impróprio, furando a fila, estacionando meu carro em vaga especial, comprando produto roubado (em camelôs, ônibus e trens), guardando o troco a mais que me foi dado por distração do caixa, roubar energia elétrica, fazer “gato” no fornecimento de água, usar o Redes Sociais para saber onde tem Blitz, dar uma cervejinha pro policial para não assumir a responsabilidade pela direção irregular, subornar funcionário para receber favores e etc?… (são tantas as coisas)…

O exemplo tem de vir da gente. Quando o povo educar seus filhos de maneira correta, parar de reclamar dos radares e obedecer a Lei, não aceitar “presentinhos” de oportunistas, levantar cedo e trabalhar, parar de cuidar da vida alheia sendo que dele está cheia de problemas para resolver… Enfim… Há muito que mudar para que possamos cobrar dos nossos Governantes a ética e a honestidade que lhes faltam… Tenham uma boa tarde bucaneiros!

Siga-nos:
0
« »

Deixar uma resposta

Curta o nosso Blog!

%d bloggers like this: